Projetos

A Olho de Vidro desenvolve projetos de diferentes formatos, como longas-metragens, séries, festivais e podcasts. Confira alguns dos nossos futuros trabalhos:

longa-metragem

Borderô

Roteiro escrito por Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter

Um casal de artistas, Juliana e Daniel, estão presos em um teatro na noite de estreia de seu novo espetáculo. Em meio a brigas que os levam cada vez mais ao inevitável término de seu relacionamento, a dupla recebe a visita de um único espectador, obrigando o casal a apresentar o trabalho para uma plateia praticamente vazia. As noções de realidade e ficção vão se confundindo à medida que a arte e a vida de Juliana e Daniel são expostas em um palco através do absurdo espetacularizado. Segredos, mentiras e muita farsa permeiam os diálogos do casal, presos no vórtice de um relacionamento tóxico em busca de uma saída.

Uma comédia de erros e costumes que questiona a tradição do casamento e o papel do artista e da mulher na sociedade brasileira.

O projeto de longa-metragem é um desdobramento do curta-metragem “Borderô”, filmado em 2023 e em fase de pós-produção. O curta-metragem, selecionado no Edital do Fundo Setorial do Estado da Bahia, conta com Paula Lice, Celso Junior e Leandro Vila no elenco. O roteiro de longa-metragem foi selecionado pelo PANLAB – Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema no ano de 2019, e teve consultoria de Aleksei Abib, Felipe Scholl e Jaqueline Souza.

Status: Em Andamento...
longa-metragem
longa-metragem

Menarca

Roteiro escrito por Calebe Lopes e Marina Lordelo.

Maíra é uma vampira negra de 15 anos que vive com a mãe, Janete, na periferia da cidade de Salvador. Para tentar controlar as pulsões da filha, Janete nunca permitiu que Maíra tivesse contato com sangue humano, investindo na criação de galinhas no quintal da casa onde moram, como fonte alternativa de sangue. Na tentativa de frear seus desejos vampirescos, Maíra mantém casto o seu relacionamento com Maurício, seu namorado – evitando, inclusive, beijá-lo.

Enquanto tenta administrar a culpa por não poder seguir sua natureza e o sofrimento ao ver a própria mãe presa nas teias de uma relação abusiva com seu padrasto, Maíra está de férias da escola e passa seus dias de ociosidade entre os encontros com algumas amigas e no auxílio à mãe nas tarefas da casa; à noite, costuma ir para a igreja evangélica e em seguida passa um tempo na casa do namorado, que mora por perto. Tudo muda quando Maíra se aproxima de sua primeira menstruação e seu desejo de experimentar sangue humano aumenta.
O projeto foi selecionado pelo Edital Setorial do Fundo de Cultura do Estado da Bahia em 2019 na categoria desenvolvimento e pelo PANLAB – Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema no ano de 2020, recebendo a consultoria de Aleksei Abib, Felipe Scholl e Viviane Ferreira.

Status: Em Andamento...
longa-metragem
longa-metragem

Júlia

Roteiro escrito por Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter

Júlia é uma professora de escola de meia idade que se vê cada vez mais isolada por conta de seus medos e ansiedades. Quando sua melhor amiga, Carol, diretora da escola onde trabalha, faz uma festa de despedida, Júlia se vê obrigada a comparecer. 

Na festa, ela conhece a diretora substituta Renata, uma mulher extrovertida e segura que desperta em Júlia um fascínio delirante. A conexão das duas é instantânea, mas o retorno do marido abusivo de Renata trará para Júlia dúvidas e anseios em relação à sua nova paixão. Até que ponto a nova diretora está falando a verdade e quais místicos segredos ela oculta são questionamento que irão envolver a protagonista de uma maneira que a fará ter que se posicionar pela primeira vez na vida, entrando em embate com tudo o que acreditava ser e não ser.O roteiro foi selecionado pelo PANLAB – Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema no ano de 2020, e teve consultoria de Aleksei Abib, Felipe Scholl e Viviane Ferreira.

Status: Em Andamento...
longa-metragem
LONGA-METRAGEM

Meninos de Cinema

Roteiro escrito por Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter

Santo Amaro, 1999. Os alunos do Colégio Bendito estão apreensivos para a chegada do novo milênio. Em meio à troca de figurinhas, videogames portáteis e animações orientais, os amigos Chico e Beto decidem fazer um filme.

Sem uma câmera na mão, mas com muitas ideias na cabeça, a dupla decide juntar um grupo de alunos de diversas tribos distintas para que juntos possam realizar o seu projeto. Logo, o valentão Guilherme, a C.D.F Mônica e a esportista Agatha se unem ao time, dividindo o peso e participando das enrascadas típicas de quem arrisca trabalhar com a sétima arte.

Em meio às peripécias vividas pela equipe, o Colégio Bendito muda a conduta de sua direção, com a chegada do diretor Aurélio, um militar rígido que transforma o ambiente escolar em um verdadeiro quartel com suas regras e censuras. 

Resta aos meninos de cinema buscarem o auxílio de Elísio Santiago, um cineasta aposentado que guarda em sua memória a experiência de usar o cinema como arma de resistência em períodos sombrios. 
O roteiro foi selecionado pelo PANLAB – Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema no ano de 2018, e teve consultoria de Aleksei Abib,  Francine Barbosa, Iana Cossoy e Aleksei Abib

Status: Em Andamento...
LONGA-METRAGEM
Série

Vida de Artista – Série

Roteiro escrito por Klaus Hastenreiter

Arthur, Wanda, Victor, Louise e Paula sonham em ser artistas. Com poucos recursos, mas muita paixão, decidem correr atrás de sua sobrevivência enquanto seus boletos acumulam. Após fracassadas estratégias em roubadas que passam pela publicidade, a animação de festas infantis e o cinema independente, o grupo decide arriscar todo seu futuro em um espetáculo que pode mudar suas carreiras.

O projeto de “Vida de Artista” foi selecionado pela Usina do Drama 2020, programa de extensão da UFBA voltado à formação e aprimoramento de roteiristas locais e recebeu a mentoria da professora e roteirista Amanda Aouad.

Status: Em andamento...
Série
Ir para Whatsapp
Fale conosco!
Olá, 👋🏽
Como podemos te ajudar?