A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema se caracteriza como um evento de exibição de curta-metragens realizados e/ou protagonizados por mulheres brasileiras, além de atividades formativas como oficinas audiovisuais, mesas de debate e bate-papo após as exibições.
Produzido desde 2017, com a inscrição de quase 2.000 filmes do Brasil inteiro, a Mostra é uma ação de gênero, raça, sexualidade, identidade de gênero e com a participação de mulheres cis, trans e PCD. Um evento alinhado à política de defesa dos direitos humanos e que representa a visibilidade, a sororidade e a interseccionalidade das mulheres baianas no mercado de trabalho audiovisual do Estado, e além do território, no Brasil. Durante as 5 edições a Mostra fomentou a participação e colaboração de mais de 100 mulheres cis, trans, PCD e pessoas não binárias trabalhando no evento.
A intenção da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é de garantir o direito às políticas públicas que ampliem o acesso aos meios de difusão e produção cultural tendo como objetivos gerais a construção de uma cultura igualitária e democrática para indivíduos dentro do espectro feminino.
Visibilizamos assim, filmes e/ou narrativas cinematográficas de, com e/ou sobre mulheres; a atuação das mulheres nas diversas funções que estas ocupam no cinema nacional (Diretoras, Roteiristas, Atrizes, Diretoras de Fotografia, Arte, Som, Produção, etc), a produção de ficção, documentário, animação e filmes híbridos em que as mulheres são protagonistas;
A equipe de curadoria e júri da Mostra, composta por mulheres de engajamento sócio-político feminista, seleciona obras com temáticas e gêneros cinematográficos múltiplos, trazendo curtas de realizadoras de todas as regiões do Brasil. A Mostra é uma realização da Olho de Vidro Produções, Salamandra Produções e Favela Cult.