No cinema, filmes produzidos pela Olho de Vidro, como "Não Falo com Estranhos" (2017), "Onze Minutos" (2018), "Pelano!" (2019) e "Mamãe!" (2021), acumulam 62 prêmios e mais de 350 seleções em festivais nacionais e internacionais de cinema como Festival de Brasília, Mostra de Tiradentes, Cine PE e Panorama Internacional Coisa de Cinema.
Foram mais de 20 curtas produzidos nos últimos 10 anos.
Confira alguns deles na íntegra:
Solange não veio Hoje
Direção: Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
Alan é um homem de classe média que está acostumado a ser sempre servido. Um dia, Solange, que trabalha como funcionária em sua casa, desaparece misteriosamente. Ele então começa a mergulhar no caos que vai tomando proporções catastróficas. O curta tem uma carreira prévia, desde sua elaboração. Passou pela consultoria de roteiros do Panlab, laboratório de roteiro (2018) e montagem (2022) do Panorama Coisa de Cinema e foi selecionado para o Edital Setorial do Estado da Bahia, em 2019.
Claudio
Direção: Calebe Lopes
CLAUDIO é um giallo musical da cantora Nana Lacrima, produzido pela Olho de Vidro Produções. A obra foi gravada de forma independente, em dois dias, no Centro Histórico da capital baiana e foi selecionada em relevantes festivais como Mostra de Tiradentes e Fantaspoa e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Curta na Serra.
Mamãe!
Direção: Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
Lá fora, o fim do mundo. Aqui dentro, Rafaela é mãe. O roteiro de Mamãe! foi baseado nas experiências da roteirista e mãe Hilda Lopes Pontes, além de relatos dados por amigas e colegas. O filme defende a não romantização da maternidade, sem esquecer que, no fim das contas, as mães fazem mesmo tudo por seus filhos. A obra foi selecionada em festivais relevantes como Fantaspoa e Festival de Triunfo, vencendo quatro prêmios, incluindo o de Melhor Atriz no Curta Canedo, para Penélope Lopes Pontes, filha do casal de diretores.
Fica Bem
Direção: Klaus Hastenreiter
Todo mundo tem um motivo para estar triste, menos ela. O curta-metragem rodou festivais brasileiros e internacionais e ganhou dois prêmios, sendo um deles o de Melhor Ator para Leandro Villa, no Festival Santa Cruz de Cinema.
Modo Noturno
Direção: Calebe Lopes
Estas deveriam ser as imagens de nosso documentário de quarentena. Até que gravei o take a seguir. O falso documentário found footage foi realizado na pandemia e de fato tinha imagens enviadas por amigos e colegas do diretor, A obra rodou o Brasil e o mundo e venceu dois prêmios.
B não é de Biscoito
Direção: Chris Mariani e Hilda Lopes Pontes
Bissexuais existem. O documentário foi exibido em quase 30 festivais, incluindo o Forainbow e venceu dois prêmios. A obra surgiu do ensejo da direção de ser ver representada em tela, sua ida às mostras ao redor do Brasil deflagrou que a invisibilidade bissessual também se fazia presente no cinema. Por isso, o curta vem pela necessidade de ocupar esses espaços.
Taoquei?
Direção: Chris Mariani, Clara Balena e Klaus Hastenreiter
Uma semana antes da eleição, infiltrados entre os bolsonaristas, dois cineastas buscam entender os motivos que os levaram a escolher Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.. Selecionado em 20 festivais, incluindo o Cine PE, vencedor de 4 prêmios, Taoquei de fato foi uma imersão no universo da extrema direita, um desafio para os diretores que desejavam somente terminar uma disciplina da faculdade.
Pelano!
Direção: Calebe Lopes e Chris Mariani
Raquel está há seis meses pingando, mas parece que hoje tudo vai derreter. O curta passou por importantes festivais como Festival de Brasília, Curta Cinema e Festival Ecrã e venceu 5 prêmios, incluindo Melhor Filme pelo Júri Popular no Curta Taquary, em 2020.
Em Cima do Muro
Direção: Hilda Lopes Pontes
Mergulhada numa depressão profunda, Amélia tenta encontrar nas redes sociais uma aprovação dos seus seguidores, mas, sua falta de bom senso quebrará todas suas expectativas de se tornar uma digital influencer. Selecionado em mais de 50 festivais, o curta ganhou cinco prêmios.
Buscando um maior impacto visual, a direção escolheu fazer efeitos práticos para as cenas que exigiam algum truque. Esses efeitos foram realizados pelo ator e mágico Fernando Lopes. Além disso, Em Cima do Muro tem outro diferencial, ele é um musical com músicas originais compostas por Yanna Vaz ao lado dos Piratas FeM.
O Sorriso de Felicia
Direção: Klaus Hastenreiter
No aniversário de uma colega de trabalho, Felícia, a mais nova estagiária de uma agência de publicidade, descobre os estranhos costumes de seus funcionários da pior maneira possível, transformando sua primeira festa da firma em um verdadeiro pesadelo. Selecionado em mais de vinte festivais pelo Brasil e no mundo, recebeu prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte no festival Transforma 2019 e Menção Honrosa de Filme de Gênero no IV FECEA. A inspiração inicial do roteirista Klaus Hastenreiter, foi de uma cidade dos Estados Unidos na década de 1930, na Grande Depressão, onde as pessoas foram incentivadas a usar máscaras de sorriso para alegrarem umas as outras.
A Triste Figura
Direção: Calebe Lopes
Maria é filha de um pastor evangélico cheio de segredos. Certa noite, pai e filha passam a ser seguidos por uma estranha figura encapuzada. Selecionado em mais de 30 festivais no Brasil e no mundo, venceu 7 prêmios incluindo Melhor Ator no V FICC para Carlos Betão e Melhor Trilha Sonora no IV FECEA. O filme teve como uma de suas locações uma sala de cinema transformada em igreja evangélica, trazendo um look teatral para as cenas de culto.
Onze Minutos
Direção: Hilda Lopes Pontes
No Brasil, a cada 11 minutos uma mulher é violentada. Elisa precisa ir ao aeroporto. É noite e no caminho, obstáculos vividos por quem é mulher. Selecionado em mais de 80 festivais no Brasil e no mundo. Participou da Mostra Foco da Mostra de Tiradentes, em 2019, e venceu 13 prêmios em festivais como Festival de Triunfo, Cine Creed e Petit Pavé. O roteiro teve consultoria de Francine Barbosa dentro do laboratório de roteiros da Mostra Elas, em 2017.
Não Falo com Estranhos
Direção: Klaus Hastenreiter
Gabriel é um cara patologicamente romântico. Prefere viver dentro de si as aventuras que sabe que nunca iria viver. A sala de espera do consultório de um dentista se torna seu habitat natural. Selecionado em mais de 30 festivais pelo Brasil e no mundo, vencedor de 11 prêmios, incluindo Melhor Direção no CINE PE 2018, Melhor Curta Baiano pelo Júri Jovem no Panorama Internacional Coisa de Cinema 2018 e Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival Filmes da Faina. A obra também é exibida pelo Canal Brasil desde 2020.
Um Dia é da Vida, o Outro é da Morte
Direção: Calebe Lopes
Uma garota foi encontrada morta na universidade hoje. Ninguém liga. O filme dirigido e escrito por Calebe Lopes, foi todo rodado em um dos campus da Universidade Federal da Bahia. O curta foi selecionado em mais de vinte festivais pelo Brasil e no mundo, fez parte do Short Film Corner do festival de Cannes em 2017.
Estela
Direção: Hilda Lopes Pontes
Estela está no fim da gravidez de seu primeiro filho e precisa terminar de organizar o chá de fraldas do bebê. Para finalizar os preparativos da festa, ela pede a ajuda de seu marido, mas nunca é escutada. A obra, de autoria de Hilda Lopes Pontes, foi selecionada em mais de 40 festivais pelo Brasil e no mundo e recebeu prêmio de Melhor Atriz no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema e de Melhor Direção de Elenco na Mostra Sesc 2018.
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PROJETOS
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A Olho de Vidro desenvolve projetos de diferentes formatos, como longas-metragens, séries, festivais e podcasts. Confira alguns dos nossos futuros trabalhos:
A intenção da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é de garantir o direito às políticas públicas que ampliem o acesso aos meios de difusão e produção cultural tendo como objetivos gerais a construção de uma cultura igualitária e democrática para indivíduos dentro do espectro feminino.
O projeto “Nosso Cinema" é um programa multimídia que realizou uma pesquisa de dados com diretoras soteropolitanas em atividade, com intuito de ter um mapeamento, um perfil e a filmografia das mesmas. Foram realizadas entrevistas, divulgadas no Youtube no Spotify. Também foram veiculadas postagens do Instagram com esses perfis, se tornando uma página onde o público pode acessar e pesquisar as realizadoras mapeadas. Portanto, acreditamos na importância do projeto para visibilizar as realizadoras atuantes, tanto para o mercado, quanto para demarcar a existência das mesmas, evocando o lugar de pertencimento dentro da classe cinematográfica e deixando para gerações futuras os nomes daquelas que se fizeram presentes no cinema soteropolitano.